Zeferino's Diary


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dores da alma


            Dizem que sai da boca o que está sobrando no coração.
            Nem sempre!
            Desconfie MUITO de pessoas que tem o costume de repetir, e repetir (para quem quiser e para quem NÃO quiser ouvir) a mesma coisa, vezes sem fim. Pessoas que constantemente se dizem "felizes", por exemplo, são exatamente o oposto (a repetição é muitas vezes um mantra repetido para AUTO iludir-se, talvez mais do que convencer os outros).

            Minha (doída) experiência pessoal com criaturas que utilizam essa prática confirma o que o texto diz.

            "Os excessos de todo gênero funcionam, na maioria das vezes, como disfarce psicológico para compensar nossas tendências interiores.  Exageramos posturas e inclinações na tentativa de simular um caráter oposto. Atitudes exageradas de um indivíduo significam, quase sempre, o contrário do que ele declara."

            EXCELENTE TEXTO!! (nem é muito longo) - RECOMENDO!!!

Livro: As Dores da Alma
Hammed / Francisco do Espírito Santo Neto

            O excesso de rigidez e severidade faz com que criemos um padrão mental que influenciará os outros para que nos tratem da mesma forma como os tratamos.
            Teimosia é uma forma de rigidez da personalidade.
            É um apego obstinado às próprias idéias e gostos, nunca admitindo insuficiências e erros.
            Conviver com criaturas que estão sempre com a razão, que acreditam que nasceram para ensinar ou salvar todo mundo e que jamais transgridem a nada, é viver relacionamentos desgastantes e insatisfatórios.
            Quase sempre, fugimos desses indivíduos dogmáticos, incapazes de aceitar e considerar um ponto de vista diferente do seu.
            Nesses relacionamentos, ficamos confinados à representação de papéis instrutor-aprendiz, orientador-orientado, mentor-pupilo.
            Somente escutamos, nunca podemos expressar nossa opinião sobre os eventos e as experiências que compartilhamos.
            As pessoas teimosas vão ao excesso do desrespeito, por não darem o devido espaço para as diferenças pessoais que existem nos amigos e familiares ... "pelos vossos excessos, chegais à saciedade e vos punis a vós mesmos."

            Os limites traçados pela natureza nos ensinam onde e quando devemos parar, bem como por onde e quando devemos seguir.
            A natureza respeita nossos dons próprios, ou seja, nossa individualidade.
            Assim, devemos também aceitar e respeitar nosso jeito exclusivo de ser, bem como a de todos aqueles com quem compartilhamos a existência terrena.
            O excesso de rigidez e severidade faz com que criemos um padrão mental que influenciará os outros para que nos tratem da mesma forma como os tratamos.
            Poderemos ainda, no futuro, provocar em nós um sentimento de autopunição, pois estaremos usando para conosco o mesmo tratamento de austeridade e dureza.
            O arrependimento se associa à culpa, nascendo daí uma vontade de nos redimir pelos excessos cometidos, o que acarreta uma necessidade de expiação — o indivíduo se compraz com o próprio sofrimento.
            Nossos limites se expressam de maneira específica e ninguém pode exigir igualdade de pensamento e ação de outro ser humano.
            Respeitando nossa singularidade, aprenderemos a respeitara singularidade dos outros e sempre cairemos no excesso, quando não aceitarmos nosso ritmo de crescimento, bem como o do próximo.
            Segundo Alfred Adler, a "compensação" é um dos métodos de defesa do ego e consiste num fenômeno psicológico que busca contrabalançar e dissimular nossas tendências inconscientes por nós consideradas reprováveis e que tentam vir à nossa consciência.

            Os excessos de todo gênero funcionam, na maioria das vezes, como disfarce psicológico para compensar nossas tendências interiores.
            Exageramos posturas e inclinações na tentativa de simular um caráter oposto.
            Atitudes exageradas de um indivíduo significam, quase sempre, o contrário do que ele declara.

            Excesso de pudor – compensação de desejos sexuais normais reprimidos.
            Excesso de afabilidade – compensação de agressividade mal elaborada.
            Excesso de alimentação – compensação de insegurança ou necessidade de proteção.
            Excesso de religião – compensação de dúvidas desmoralizadoras existentes na inconsciência.
            Excesso de dominação – compensação de fragilidade e desamparo interior.

            Atrás de todo excesso ou rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida, fora e dentro de nós mesmos.

            Os erros são quase que inevitáveis para quem quer avançar e crescer.
            São acidentes de percurso, contingências do processo evolutivo que todos estamos destinados a vivenciar.
            Quando agimos erroneamente é porque não sabemos como fazer melhor.
            Ninguém, de forma deliberada, tem o desejo de ser infeliz; portanto, ninguém escolhe o pior.
            Os feitos e as atitudes peculiares de cada criatura estão intimamente ligados a seu desenvolvimento físico, mental, social e moral.
            Nossa maturidade espiritual é adquirida através das experiências evolutivas no decorrer de todos os tempos, seja na atualidade, seja no pretérito distante.
            Tudo o que fazemos está relacionado com nossa idade astral.
            Inquestionavelmente, fazemos agora o que de melhor poderíamos fazer, porque estamos agindo e pensando conforme nossas convicções interiores; aliás, ela (a idade astral) é gradativa pois está vinculada às nossas percepções evolutivas.
            As criaturas que agem com austeridade em determinada circunstância acreditam que aquela é a melhor opção a tomar.
            Porém, quando o amadurecimento conduzi-las a ter uma melhor noção a respeito dos relacionamentos humanos, elas assimilarão novas maneiras de se comportar e passarão a agir de forma coerente com seu novo entendimento.
            A concepção de bem se amplia de acordo com nosso desenvolvimento espiritual.
            A proposta cristã "pagar o mal com o bem" sugere: castigar por castigar não transforma a criatura para o bem, mas somente o amor é capaz de sublimar e educar as almas.
            A pena de morte é uma rigidez dos costumes humanos.
            Propõe matar o corpo físico como punição pelas faltas cometidas, com o esquecimento, porém, de que somente transfere a problemática para outras faixas da vida e cria revolta e desarmonia no ser em correção.
            A dor apenas terá função dentro dos imperativos da vida, enquanto os homens não aceitarem que somente o amor muda e renova as criaturas.
            O projeto da Vida Maior é conscientizar-nos, não sentenciar.
            Nosso planeta está repleto de criaturas intelectualizadas e influentes, mas nem por isso sábias e habilitadas para todas as coisas.
            Por mais inteligente que seja o ser humano, sempre haverá um universo de coisas que ele desconhece.
            Muitas pessoas matam, roubam e mentem sem vacilação alguma, mas será que sabem perfeitamente que isso não é certo?
            Estar no intelecto não é a mesma coisa que estar na profundeza da alma.
            Ter informações e receber orientações não é a mesma coisa que integralizar o ensinamento, ou mesmo, saber por inteiro.

            "... O homem julga necessária uma coisa, sempre que não descobre outra melhor. À proporção que se instrui, vai compreendendo melhor o que é justo e o que é injusto e repudia os excessos cometidos, nos tempos de ignorância, em nome da justiça."

            Ser flexível não quer dizer perda de personalidade ou "ser volúvel", mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas.
            Para melhoramos as circunstâncias de nossa vida, precisamos transformar nossos padrões de pensamentos limitadores.
            Isolando-nos dentro dessas fronteiras estreitas, passamos a encarar o mundo de forma reduzida e nos condicionamos a pensar que a vida é uma fatal provação.
            Assim, não mais vivemos intensamente, limitando-nos apenas a sobreviver.
            Explorando opções, diversificando nossas opiniões, conceitos, atitudes e recolhendo os frutos do progresso aqui e acolá, teremos expandida a nossa visão, que será a base para agirmos com prudência e maleabilidade diante das nossas decisões.
            A arquitetura de uma ponte prevê os movimentos oscilatórios, para que sua estrutura não sofra dano algum.
            As estruturas imobilizadas nunca são tão fortes como as flexíveis.
            Mentalidades rígidas não são consideradas desembaraçadas e rápidas, pois nunca estão prontas para mudar ou para receber novas informações.

            "As paixões são como um corcel, que só tem utilidade quando governado e que se torna perigoso desde que passe a governar. Uma paixão se torna perigosa a partir do momento em que deixais de poder governá-la e que dá em resultado um prejuízo qualquer para vós mesmos, ou para outrem."

            Nota – As paixões são alavancas que decuplicam as forças do homem e o auxiliam na execução dos desígnios da Providência. Mas, se, em vez de as dirigir, deixa que elas o dirijam, cai o homem nos excessos e a própria força que, manejada pelas suas mãos, poderia produzir o bem, contra ele se volta e o esmaga. Todas as paixões têm seu princípio num sentimento, ou numa necessidade natural. O princípio das paixões não é, assim, um mal, pois que assenta numa das condições providenciais da nossa existência. A paixão propriamente dita é a exageração de uma necessidade ou de um sentimento. Está no excesso e não na causa e este excesso se torna um mal,quando tem como conseqüência um mal qualquer. (...)

            Paixões podem ser consideradas predisposições impetuosas e violentas, se levadas ao extremo.
            Elas atingem as diversas áreas do relacionamento humano como, por exemplo, a política, a social, a afetiva, a religiosa e a sexual.

            Predileção pelo lucro é útil; o exagero é cobiça.
            Predileção pelo afeto é valorosa; o exagero é apego.
            Predileção pela religião é evolução; o exagero é fanatismo.
            Predileção pela casa é necessária; o exagero é futilidade.
            Predileção pelo lazer é saudável; o exagero é ociosidade.

            Entendemos, portanto, que a predileção pelas nossas convicções é racional, mas o exagero é inflexibilidade, obstinação, ou seja, paixão.
            Ser flexível não quer dizer perda de personalidade ou "ser volúvel", mas ser acessível à compreensão das coisas e pessoas.
            Encontramos criaturas que se mantêm presas durante anos e anos a conceitos e crenças imobilizadoras.
            Convergiram toda a sua atenção para sentimentos, objetivos ou pensamentos obstinados, dificultando uma amplitude de raciocínio e discernimento.
            Esse fenômeno não somente ocorre no mundo físico, mas também com as criaturas na vida espiritual, que permanecem estacionadas, compulsoriamente, a uma paixão doentia ligada a uma idéia única.
            Criando uma pluralidade de pensamentos reflexivos, teremos, obviamente, um melhor discernimento para perceber, escutar, ler, aprender e seguir nossos caminhos.
            Nossa saúde mental está intimamente ligada a nossa capacidade de adaptação ao meio em que vivemos, e nosso progresso intelectual se expressa por meio da habilidade psicológica de associação de idéias.
            Na atualidade, os estudiosos da mente acreditam que os indivíduos duros e intransigentes, por não se adaptarem à realidade das coisas, possuem uma maior predisposição para a psicose.
            Fogem para um universo irreal, classificado como loucura.
            Essa fuga é, por certo, uma forma de adaptação, para que possam sobreviver no mundo social que eles relutam em aceitar.
            Deixar a rigidez mental é fator básico para o crescimento interior.
            Para aprendermos o "bem-viver", é preciso que abandonemos as condutas da paixão, quer dizer, das emoções exageradas.
            As atitudes inovadoras e consideradas inusitadas na vida dos grandes homens foram as que fizeram com que eles fossem denominados criaturas extraordinárias.
            Jesus Cristo, o Sublime Renovador das Almas, é considerado a maior personalidade "suigeneris" de toda a humanidade.
            O Mestre não somente teve procedimentos e atitudes nobres, mas também inéditos e inovadores, substituindo toda uma forma de pensar rígida, impetuosa e fanática dos homens de caráter austero e intolerante que viviam em sua época.







.

Nenhum comentário:

Seguidores