Zeferino's Diary


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reinventando a roda



          Não entendi. Para mim, isso é reinventar a roda.
          Essa minha peça de vestuário já tem embutida um dispositivo (frontal, antes que me venham com gracinhas) para aferição do meu nível de stress.
          MUITO eficiente, devo salientar (veja vc, não apenas mede como ajuda a aliviar) ... rs rs rs




Cueca com sensores poderá medir estresse
Paula Rothman, de INFO Online
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 13h23




          SÃO PAULO - Em um futuro não muito distante, as suas roupas poderão ser responsáveis por monitorar o nível de estresse no seu organismo.

          Aliás, não só estresse: uma série de enzimas responsáveis por diversas condições poderão ser medidas por meio de uma simples peça do guarda-roupas – a cueca.

          A ideia é do pesquisador Joseph Wang, da Universidade da Califórnia San Diego, que desenvolveu biosensores que podem ser impressos diretamente em roupas. A novidade está publicada na Analyst e poderia ajudar no monitoramento de pacientes após a alta hospitalar.

          Pensando em uma maneira confiável e "usável" de medir alguns aspectos fisiológicos e, assim, vigiar o paciente, Wang e sua equipe criaram sensores químicos de eletrodos de carbono impressos diretamente nos elásticos de cuecas.

          A peça inusitada, e sua parte específica, foram escolhidas porque mantém o sensor colado à pele durante todo o dia – ao contrário de uma blusa, por exemplo, que fica folgada no corpo. O fato de ficar apertada contra a pele continuamente permite que o peróxido de hidrogênio e as enzimas NADH sejam monitorados. Ambos são associados a uma grande quantidade de processos no corpo.

          A pesquisa também comprovou que dobrar e amassar a cueca não afeta a performance do sensor.

          No futuro, a equipe pretende ajudar a monitorar mais substâncias, como as relacionadas ao estresse e consumo de drogas, e desenvolver produtos voltados para atletas e militares. Um dos objetivos é criar um sensor de enzimas para etanol e lactato, o que poderia ser usado para medir a quantidade de álcool no sangue de alguém e mostrar os níveis de stress no organismo.










.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog