Zeferino's Diary


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

As coisas não mudam

Tenho a impressão de que nada mudou muito desde então. O "recurso" continua sendo utilizado com a mesma finalidade ... evitar doenças ... assim como ... pretendentes POBRES (e / ou "pouco dotados") ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Maquiagem era arma egípcia contra doenças
Paula Rothman, de INFO Online
Segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 - 18h31


            SÃOPAULO - Cientistas franceses descobriram que a maquiagem usada pelos antigos egípcios ajudava a proteger os olhos de infecções.

            Christian Amatore e Philippe Walter, da Universidade Pierre e Marie Curie, lideraram a equipe que analisou 52 amostras de potes de maquiagem preservados pelo Museu do Louvre, em Paris.

            Eles identificaram quatro substâncias cosméticas baseadas em chumbo aplicadas pelos egípcios. O material é considerado bastante tóxico hoje em dia, porém, nos tempos dos faraós, acreditava-se que aplicar um pouco da maquiagem fazia com que os deuses Horus e Ra protegessem os humanos de várias doenças.

            E não é que os antigos egípcios poderiam estar com a razão? No estudo a ser publicado pela American Chemical Society os pesquisadores relatam que as substâncias encontradas ativam a produção de óxido nítrico que, entre outras coisas, ajuda o sistema imunológico.

            Para se ter uma ideia do poder deste "make" egípcio, na pele humana o aumento de produção do óxido nítrico foi de 240%.

            A conclusão é a de, mais do que enfeitar o corpo, os egípcios deveriam usar a maquiagem para prevenir ou tratar doenças – especialmente infecções nos olhos, área que recebia grandes quantidades de produtos.

            Outro fato interessante é que, dos quatro compostos analisados, dois não são encontrados na natureza - o que significa que devem ter sido criados pelos químicos egípcios da época.





.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog