Zeferino's Diary


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Algo contra?



Se "alguém" disser algo contra, pode começar a desconfiar que não te querem tão bem quanto proclamam e que podem estar querendo te levar para a cova ... rs rs rs

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/alcool-faz-bem-para-coracao-masculino-27112009-5.shl

Álcool faz bem para coração masculino

Paula Rothman, de INFO Online

Sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 09h42


SÃO PAULO – Uma boa notícia para o fim de semana: estudo realizado na Espanha constata que homens que bebem têm 30% menos doenças coronárias.


A pesquisa não visa incentivar o consumo de bebida, mas apenas destacar que, com moderação, a ingestão do álcool traz alguns benefícios.


Ao longo de uma década, cientistas acompanharam 15.630 homens e 25.808 mulheres que reportavam periodicamente sua ingestão alcoólica. Neste período, foram observados 481 casos de ataques cardíacos entre os homens e 128 casos entre mulheres.


Ao comparar os números de quem teve problemas cardíacos com as taxas de ingestão de álcool, os pesquisadores descobriram que, entre os homens, aqueles que bebiam (seja moderadamente, níveis altos ou muito altos) apresentaram menores riscos de doenças cardíacas do que os não bebedores.


A conclusão é a de que homens entre 29 e 69 anos que bebem apresentam, em média, 30% menos problemas cardíacos do que aqueles que não ingerem álcool.


Os números femininos também apontavam para uma diminuição nesse tipo de problema associada à bebida, porém a pequena quantidade de episódios não produziu números estatisticamente significantes.


O estudo aparece na Heart, revista da British Medical Association (BMA).

Segundo os autores, a associação entre ingestão alcoólica e doenças coronárias já foi amplamente estudada, sendo que a maioria das pesquisas conclui que uma ingestão moderada de álcool reduz seus riscos.


O estudo faz parte do programa European Prospective Investigation into Cancer (EPIC) e, antes que alguém se anime demais com as doses, faz um alerta: exagerar na ingestão alcoólica está associado a muitos outros problemas, inclusive morte prematura. Ou seja: pode beber, mas com moderação.







.

Nenhum comentário:

Seguidores

Arquivo do blog